Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI), criado em março de 2005, vem consagrando uma verdadeira vocação para a pesquisa e para o desenvolvimento tecnológico. É constituído pelos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, ambos conceituados pela CAPES/MEC com nota 5 na última avaliação trienal. O PPGETI é vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), principal responsável pelo pioneiro Curso de Graduação em Engenharia de Teleinformática, iniciado em março de 2004.

Os professores do PPGETI foram responsáveis, até o presente momento, pela formação de 168 mestres, 58 doutores, com forte ênfase na área de Telecomunicações. São responsáveis, ainda, por inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais, indexados e vinculados a sociedades científicas da área. Outras produções intelectuais e patentes  têm sido produzidas no Programa, dentre as quais podem ser citadas, apenas no ano de 2012, mais de 50 artigos em periódicos listados no Qualis da CAPES, e mais de 80 artigos completos em anais de congresso ou simpósio, e 45 produções técnicas.

Do ponto de vista da parceria acadêmico-industrial, o PPGETI desenvolveu ou têm desenvolvido diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (P, D & I) com várias indústrias que atuam no setor da Engenharia de Teleinformática, destacando-se: Ericsson do Brasil, Digitro, Siemens do Brasil, Hewlet-Packard (HP), Rockwell, entre outras.

O Programa mantém ou manteve parcerias nacionais importantes com outras Instituições de Ensino Superior como a UNICAMP, UFSCar, UFRJ, entre outras; e ainda com instituições estrangeiras como o Institut National des Télécommunications (INT), Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Université Paris V, Laboratoire d’Informatique, Signaux et Systèmes de Sophia-Antipolis do CNRS, Université de Nice Sophia Antipolis, EURECOM, École Superieure d’Electricité (SUPELEC) e o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), todos na França, Virginia Polytechnic University, nos EUA, e a ERICSSON Research Laboratories, na Suécia.

Adicionalmente, desenvolve diversos projetos de pesquisa financiados pelas agências de fomento nacionais: CAPES, CNPq, FUNCAP e FINEP. Na UFC, o PPGETI mantém também relações estreitas de parceria acadêmica com os Departamentos de Física e de Ciência da Computação e, recentemente, participou da elaboração de um projeto de Telemedicina, juntamente com a Faculdade de Medicina, Instituto Atlântico, Escola de Saúde Pública e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

Coordenador: Prof. André Lima Férrer de Almeida
Endereço: Campus do Pici – Bloco 725 – Fortaleza – CE – CEP 60455-970
Fone: (85) 3366 9467
Fax: (85) 3366 9468
E-mail: ppgeti@ufc.br
Sítio: www.ppgeti.ufc.br